quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

COM O MUNICÍPIO EM CRISE, VEREADORES DE GUAMARÉ VIAJAM PARA O RIO GRANDE DO SUL COM DINHEIRO PÚBLICO

Em meio a crise na saúde, demissão em massa nas terceirizadas do município, os vereadores Eudes, Edinor e Miranda Júnior Viajam para Porto Alegre/RS para participar de evento que em nada acrescenta ao município de Guamaré.
Cada vereador recebeu dos cofres públicos 2.500,00 reais em diárias para irem até o sul do país. 
Quem não gostou muito de saber da notícia foram os funcionários das terceirizadas que amargam o desemprego no fim do ano. Enquanto os vereadores desfilam pelos aeroportos do país, falta alimento nos hospitais do município.

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

ABRAÇO DE TAMANDUÁ


Passados cinco dias da cassação do mandato de Adriano e Iracema, prefeito e vice de Guamaré, o ex-prefeito Hélio de Mundinho, maior aliado de Adriano na campanha suplementar, continua em silêncio. Até aqui o ex-prefeito não deu nenhum pio sobre o assunto.
E não foi por falta de oportunidade. Neste final de semana Hélio esteve andando pelos assentamentos e outras comunidades do município fazendo a social junto aos correligionários mas nem deu bola para a cassação de seu liderado. Hélio que é conhecido por está sempre antenado nas redes sociais não dedicou nenhuma postagem e nenhuma linha sequer em solidariedade ao seu ex-pupilo.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

CÂMARA DE GUAMARÉ CONVOCA O SUB CARLOS PARA ASSUMIR A VAGA DO VEREADOR LULA




Finalmente o presidente da Câmara de Guamaré emitiu edital para convocação do suplente do vereador Lula, que se encontra preso desde maio deste ano. O Sub Carlos, que é o suplente da vaga já mandou engomar o paletó e está providenciando a documentação para tomar posse em breve.


terça-feira, 30 de abril de 2019

CIDADÃOS DE GUAMARÉ PROPÕE MOVIMENTO PARA RENOVAR OS 9 VEREADORES, MAS ADESÃO AO PROJETO NÃO CONSEGUE O NÚMERO MÍNIMO





Na cidade de Guamaré alguns cidadãos iniciaram, nas redes sociais, um movimento intitulado “Renove Tire os Nove” em referência a substituição completa dos 9 vereadores atuais que integram o poder legislativo do município. Mas ao que parece a população em geral não está disposta a aderir. O próprio movimento ainda não conseguiu juntar nem 9 apoiadores que dirá eleger nove vereadores. Na tarde desta terça-feira, estava prevista uma movimentação deste grupo na câmara municipal, porém só apareceram três pessoas. Tá difícil decolar.

segunda-feira, 8 de abril de 2019

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE COMEÇA ESTA SEMANA EM TODO PAÍS




A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na próxima quarta-feira (10) em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril.
Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 ano e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, segundo o ministério, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.
A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, de acordo com o ministério, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.
Amazonas
No Amazonas, a vacinação contra a gripe começou no fim de março, com antecipação de 21 dias em relação às demais unidades federativas. A decisão, segundo a pasta, se deu em função da ocorrência de casos e óbitos por influenza desde fevereiro deste ano.
Em todo o ano de 2018, o Amazonas registrou 17 casos e três mortes por influenza, sendo um caso pelo vírus H1N1. Até meados de março deste ano, já foram notificados 666 casos suspeitos, sendo 107 confirmados para H1N1, além de 28 mortes também confirmadas pelo vírus.
A doença
A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.
No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas. No caso específico do Amazonas, a circulação, de acordo com o ministério, segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas.

domingo, 7 de abril de 2019

NOVAS ELEIÇÕES OCORRERÃO EM QUATRO MUNICÍPIOS NESTE DOMINGO (7)

Neste domingo (7), eleitores de quatro municípios voltarão às urnas para escolher novos prefeitos em eleições suplementares. A votação ocorrerá em um município do Amazonas, em duas cidades de Mato Grosso e em uma localidade do Paraná. Esse tipo de pleito é necessário quando há a cassação do registro de candidatura, do diploma ou do mandato do mais votado em uma eleição regular.
No estado do Amazonas, o município que voltará às urnas é Caapiranga, que tem 8.152 eleitores aptos a votar. Os candidatos eleitos neste domingo substituirão Antonio Ferreira Lima e Moisés da Costa Filho, que tiveram seus registros de candidatura cassados após condenação por improbidade administrativa durante o exercício de mandato anterior na Prefeitura da cidade.
Em Mato Grosso, serão realizadas novas eleições em dois municípios: Ribeirão Cascalheira e Bom Jesus do Araguaia, que possuem 6.658 e 4.633 eleitores, respectivamente.
Na cidade de Ribeirão Cascalheira, Reynaldo Fonseca Diniz e seu vice, Gleison Oliveira, tiveram os mandatos cassados por abuso de poder político e econômico, praticados durante a campanha das Eleições de 2016.
Já em Bom Jesus do Araguaia, a Justiça Eleitoral cassou os mandatos de Joel Ferreira e de seu vice, Edmárcio Moreira da Silva, por abuso de poder político e econômico e compra de votos também durante a campanha.
Os 4.317 eleitores aptos do município paranaense de Serranópolis do Iguaçu também voltarão às urnas neste domingo. Na cidade, um novo pleito foi convocado após a cassação do mandato de Luiz Carlos Ferri e de seu vice, Diogo Achtenberg, condenados por compra de votos.

sábado, 6 de abril de 2019

EX-SENADOR GARIBALDI FILHO PASSA POR CIRURGIA NO CÉREBRO

O ex-ministro e ex-senador Garibaldi Alves Filho passou por uma cirurgia no cérebro neste sábado (6), mas já está bem e se recuperando.
Garibaldi foi submetido a uma derivação ventrículo-peritoneal, também conhecida como DVP, que é procedimento cirúrgico usado para aliviar a pressão do cérebro causada pelo acúmulo de líquido.
A cirurgia aconteceu em um hospital particular de São Paulo e o ex-senador já se encontra no quarto, se recuperando bem, acompanhado de familiares.

DR. ADRIANO, PREFEITO DE GUAMARÉ, FAZ EM TRÊS MESES O QUE HÉLIO NÃO FEZ EM 6 ANOS


Distante 170Km da capital do RN, a pequena cidade de Guamaré sempre esteve em destaque na mídia pelos altos recursos arrecadados devido a produção de petróleo e derivados. Os valores atualizados chegam a 25 milhões de reais por mês de arrecadação própria. Mas todo esse volume de recursos não foi traduzido em qualidade de vida para a população. Nos últimos 14 anos Guamaré vem sendo a administrada pelo mesmo grupo político, todos filhos da terra. Mas o destaque positivo vem ganhando forma mais nítidas nos últimos 3 meses. Eleito através de uma eleição suplementar, o atual prefeito Dr. Adriano Diógenes, vem mostrando aos donos da casa como é que se administra com competência.
Dr. Adriano foi secretário de Saúde de Guamaré por 9 anos consecutivos, durante 3 administrações e deu uma nova a cara a saúde do município. Ao assumir a prefeitura em dezembro de 2018, muitos acreditavam que Dr. Adriano seria apenas um "pau-mandado" do ex-prefeito Hélio Willamy, mas para a surpresa de muitos, o novo prefeito vem mostrando que tem personalidade própria e não é mamulengo de seu ninguém.
Recentemente o Prefeito Adriano Diógenes participou de uma audiência pública para resolver o problema do abastecimento de água em Guamaré. Esta semana veio ao Seridó conhecer o programa pró-sertão, para gerar emprego e renda no município e está em negociações avançadas para alavancar o turismo da cidade com a construção de uma pista de pouso, uma marina para barcos e a urbanização da praia do presídio.
O Blog ouviu assessores próximos a Dr. Adriano e eles afirmam que a rotina do prefeito começa cedo e termina altas horas da noite. "O homem é incansável" disse um deles.
O que se vê em Guamaré atualmente é um prefeito preocupado em resolver os problemas do município trabalhando noite e dia para encontrar soluções para a cidade.
O seu principal cabo eleitoral, o ex-prefeito Hélio Willamy, esteve 6 anos à frente do município e manteve várias ações engavetadas. Mesmo com muitas promessas em duas eleições, Hélio não realizou nenhuma delas. Dr. Adriano venceu as eleições sem prometer muita coisa, mais vem surpreendendo pela competência e agilidade nas ações, coisa que o seu antecessor não teve.